Gestão, administração e governança são ciência clara

Quem se formou técnico de TI e um dia se vê enveredando pela gestão de TI tem que aprender, o mais rápido possível: Gestão (de projetos, de processos, de recursos), administração e governança são ciências claras e objetivas, não são intuição nem tentativa-e-erro. Ou seja, também é essencial se formar gestor.

A cada conceito ou metodologia de gestão, administração e governança ao qual sou apresentado, vejo como tudo se encaixa — com a ressalva das devidas proporções e adaptações — na realidade.

Foi assim com os Níveis da administração, com o Zachman Framework, com a Pirâmide de Maslow. Igualmente assim com PMBOK, ITIL, COBIT, GRC.

Você começou técnico e acabou gestor? Meu conselho: Não perca tempo “batendo cabeça”, não reinvente a roda, não tateie no escuro. Estude, capacite-se e profissionalize-se já! É sábio aquele que aprende com seus erros e acertos. E esperto aquele que aprende com os dos outros.

Pode ser com curso(s), livros ou simplesmente navegando no mar de informação da internet. O importante é aprender e, então, praticar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *