Comece seu blog já

Há dois anos, eu já destacava a importância dos blogs como meio para democratizar (capilarizar) e expandir a grande teia de informação da Internet, tornando acessível a qualquer pessoa interessada a possibilidade de veiculação de conteúdo na web de forma fácil e interativa.

Além dos blogs pessoais, muitas empresas e instituições utilizam o blog como forma de oferecer um “espaço aberto” para seus colaboradores se expressarem pessoalmente. Outras aproveitam a facilidade, agilidade e flexibilidade dos mecanismos de blogs como forma de gerenciador de conteúdo para seu site. Também vários portais de conteúdo incluíram o uso do blog para inserir, direto da fonte, notícias, crônicas e opiniões de seus redatores, colunistas e articulistas.

As opções são boas, fartas e, muitas vezes, gratuitas. Eis aqui algumas opções.

Hospedagem gratuita

Se você ainda não tem nada, sugiro começar seu blog com um dos serviços gratuitos de construção e hospedagem de blog existentes na Internet. Os dois principais, que oferecem interface em português e muitos recursos, são:

  • WordPress.com, serviço de hospedagem de blog oferecido pelos criadores do software WordPress.
  • Blogger (blogspot.com), serviço da Google.

Os passos são simples como: 1 – Crie sua conta. 2 – Escolha nome, aparência/estilo e opções do blog. 3 – Comece a escrever.

Os blogs criados nestes serviços de hospedagem gratuita terão endereço na forma nomedoseublog.wordpress.com ou nomedoseublog.blogspot.com, respectivamente. Se você adquirir um nome de domínio próprio (ex: seudominio.com.br, seudominio.com etc.), poderá também associá-lo ao blog criado.

Comparativos entre estes dois serviços de blog gratuitos:

Mecanismo para instalar em site próprio

Se você já possui um site hospedado em um provedor com suporte a PHP, pode instalar o mecanismo/motor de blog WordPress, provavelmente o melhor disponível atualmente, software livre/gratuito de código aberto.

Instalar o WordPress é muito fácil e acessível, você não precisa ser nenhum um especialista em ciência da computação.

Alguns recursos úteis:

Se deseja pesquisar mais a respeito, veja minha página de referências sobre gerenciadores de conteúdo e mecanismos de blog.

Ok, já dei o caminho. Você tem algo a dizer, mostrar, expressar, informar? Então, mãos à obra: comece seu blog já!

3 Replies to “Comece seu blog já”

  1. Vou direto ali naqueles links de WordPress x Blogger, pra ver as diferenças! Conheço bem o WP mas nunca me aventurei no Blogger; queria saber as diferenças, features, etc…

    []s!

  2. Depois de 2 anos com o blogspot, decidi adquirir um dominio próprio e instalei o wordpress. Tenho ate um mediawiki, que ainda estou configurando mas é bom ter o próprio espaço e fazer o que quiser 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *