De Borland a Embarcadero

Nos últimos anos, a Borland vem se especializando em produtos e soluções para gerenciamento de projetos e dos processos do ciclo de vida do desenvolvimento de software, e não mais nas ferramentas e ambientes (IDEs) de codificação em si. Passou a focar mais em produtos como o Together e StarTeam, em detrimento das antigas vedetes como Delphi e JBuilder.

Com esse foco, a Borland criou em 2006 a divisão CodeGear e migrou para essa marca suas linhas de produtos de IDE: C++ Builder, Delphi, JBuilder, InterBase. E colocou à venda essa divisão. No passado (1998) a Borland já tinha feito essa mesma jogada, na época com a marca Inprise, quando a empresa estava em uma maré baixa financeira e de mercado (estilo “dando tiro pra todo lado”).

Dessa vez porém a estratégia achou comprador. Em maio de 2008 a Embarcadero Technologies anunciou a aquisição da CodeGear, concluindo o processo de compra neste último 1º de julho.

A Embarcadero é conhecida por suas ferramentas de produtividade para projeto, desenvolvimento e gerenciamento de aplicações em bancos de dados (Oracle, SQL Server, DB2, Sybase, MySQL etc.), com produtos como ER/Studio, Rapid SQL, PowerSQL, DBArtisan.

O Borland Delphi, que já foi Inprise Delphi e CodeGear Delphi, agora deve se tornar Embarcadero Delphi. Na década de 90, o Delphi disputava com o Microsoft VisualBasic a liderança do mercado de ambientes de desenvolvimento rápido de aplicações (RAD) para Windows. O Delphi está na sua versão 2007, com variantes para Windows (Win32), .NET e PHP. Também faz parte da suíte RAD Studio, que integra Delphi Win32, Delphi .NET e C++ Builder.

O JBuilder também foi por vários anos um dos mais fortes IDEs para Java, competindo com IBM/Rational Studio e JetBrains IntelliJ IDEA. Sua plataforma base chegou a ser licenciada para a Oracle, que construiu a partir dela o IDE JDeveloper. Mas a Borland/CodeGear perdeu mecardo rapidamente nos últimos anos para Rational e IDEs livres como Eclipse e NetBeans. A partir do JBuilder 2007, a CodeGear decidiu abandonar sua plataforma proprietária, passando a adotar o Eclipse como base.

Para saber mais:

7 Replies to “De Borland a Embarcadero”

  1. Creio que nao ira mudar a estrutura e nem mesmo o nome da linha de produto, visto que a embarcadero continuarara o nome CodeGear e agora criou a DataBaseGear.
    Pelo que parece a administracao da codegear no brasil continuara a cargo da Borland, sendo ela que ira administrar para a Embarcadero.

  2. Olá,

    Sou Stephanie Sarmiento, da empresa HOTWords.

    Estou entrando em contato novamente, pois não obtive sucesso da primeira vez. Gostaria de convidá-lo a utilizar a ferramenta HOTWords de Publicidade Contextual.
    Nossa proposta de parceria é gerar uma nova fonte de receita por meio dos textos das matrérias e enriquecer o seu conteúdo.

    Existem muitos anunciantes interessados em exibir seus anúncios em sites com o perfil do Blog do Márcio d’Avila.

    Para você implementar as TAGs do HOTWords, basta cadastrar-se sem custo algum em: http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo5.

    Basta inserir as TAGs (linhas de código) nas páginas onde os anúncios deverão aparecer. A identificação de palavras relevantes é realizada automaticamente pelo sistema.

    Para mais informações acesse nosso site: http://site.hotwords.com.br/partners_faq.jsp e leia nossa FAQ.

    Estou a disposição para eventuais dúvidas.

    Atenciosamente,

    Stephanie Sarmiento
    ——————————
    [email protected]
    http://www.hotwords.com.br
    ——————————
    Phone: 11 3178 2514

  3. “Pelo que parece a administracao da codegear no brasil continuara a cargo da Borland, sendo ela que ira administrar para a Embarcadero.”

    Se Embarcadero,não assumir a direção , as coisas continuaram ruins.

  4. @Daniel:
    Indo direto à fonte: http://www.codegear.com/products/radstudio

    “O CodeGear RAD Studio 2009 é uma solução para desenvolvimento rápido de aplicações para Windows nativo e .NET.
    O pacote inclui: Delphi 2009, C++Builder 2009, Delphi Prism 2009.
    O compilador Oxygene provê desenvolvimento para aplicações tanto em .NET quanto Mono, com suporte às mais recentes tecnologias do .NET Framework incluindo ASP.NET, WinForms, WPF e LINQ.”

    PHP não entra no leque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *