Pré-estréias: Eclipse Ganymede e Firefox 3

Dois grandes projetos de software livre estão próximo do lançamento de nova versão em fim de junho: Eclipse IDE e navegador Firefox. Ambos entraram agora em fase final de desenvolvimento, passando de Beta a Release Candidate (candidato a lançamento final).

O Firefox 3 (codinome Gran Paradiso) lançou seu Release Candidate 1 em 16 de maio. É baseado no mecanismo de renderização web Gecko 1.9, em desenvolvimento nos últimos 33 meses. Com mais de 14.000 atualizações desde a versão anterior, o Gecko 1.9 inclui uma profunda revisão de sua arquitetura para prover melhores desempenho, estabilidade, precisão e simplicidade.

Testes preliminares nas versões beta do Firefox 3 vêm mostrando que ele está muito mais rápido, principalmente na execução de JavaScript. Também está mais estável e eficiente no uso de memória. E a nova versão do mecanismo Gecko utilizado promete resultar em um navegador mais seguro, mais fácil de usar e mais personalizável.

A Fundação Mozilla continua em sua marcha rumo ao JavaScript 2.0 (padrão ECMAScript Edition 4).

Veja novidades do Firefox 3 e as Notas da versão do Firefox 3 RC1 (em inglês). Baixe o Firefox 3 RC1 (Windows, Mac OS X e Linux, em Português do Brasil e dezenas de outros idiomas).

Enquanto o lançamento oficial do Firefox 3 está previsto para o final de junho, já há planos para a atualização Firefox 3.1 até o final de 2008.

Em 13 de maio houve o anúncio do IDE Eclipse 3.4 Ganymede M7. Ganymede (nome, em inglês, de uma das luas de saturno descobertas por Galileu) é o codinome do lançamento coordenado e simultâneo de diversos projetos para a Plataforma Eclipse versão 3.4. Este Milestone 7 pode ser considerado o Release Candidate 0 (RC0), depois do congelamento de API ocorrido no M6.

Com lançamento final previsto para 25 de junho próximo, o Eclipse Ganymede 3.4 prevê a integração de pelo menos 24 projetos da Fundação Eclipse, pouco mais que os 21 do lançamento anterior Eclipse Europa 3.3. Entre os novos projetos englobados, estão Eclipse Packing Project (EPP), Rich Ajax Platform (RAP) e o suporte ao controle de versão Subversion (SVN) com o Subversive.

O projeto de empacotamento do Eclipse, EPP, está elaborando uma nova página de download de pacotes para o Eclipse 3.4, que já pode ser usada para o download do Ganymede M7.

O Eclipse vem perdendo força com a evolução rápida do projeto livre concorrente NetBeans. A versão mais recente deste é o NetBeans IDE 6.1, cada vez mais rico e poderoso em recursos e fácil em instalação e uso. Vejamos o que o Eclipse 3.4 trará em contrapartida.

2 Replies to “Pré-estréias: Eclipse Ganymede e Firefox 3”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *