Mouse multi-botões no Ubuntu 8.04

Depois que atualizei para o novo Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron (utilizando a opção automática pelo Gerenciador de Atualizações), quase tudo funcionou perfeitamente.

Observei até agora apenas um problema de configuração: os botões laterais “Avançar” e “Voltar” — que uso freqüentemente para navegação no histórico de páginas web (Firefox) — do meu mouse Logitech MX700 pararam de funcionar. Eles funcionavam até o Ubuntu 7.10 com as configurações que apresentei em meu artigo Mouse multi-botões no Linux.

Pesquisando na Internet, achei o artigo Logitech MX1000 Mouse on Ubuntu 8.04 Linux (Hardy Heron), 2008-04-27, cujas sugestões de configuração funcionaram para mim.

Eis o que fiz.

Primeiro, assegure-se de ter instalado o pacote xserver-xorg-input-evdev referente ao driver evdev. Se necessário, instale o pacote. Você pode fazer isso graficamente pelo Gerenciador de Pacotes Synaptic (menu Sistema > Administração) ou por linha de comando:

sudo apt-get install xserver-xorg-input-evdev

Depois, localize o nome exato do dispositivo do seu mouse.

cat /proc/bus/input/devices

No meu caso, para o Logitech MX700 encontrei N: Name=”PS2++ Logitech MX Mouse”.

Depois, edite o arquivo de configuração do X11. Antes disso, faça uma cópia de segurança.

sudo bash
cd /etc/X11/
cp -p xorg.conf xorg.conf.backup
gedit xorg.conf

Comente a configuração de InputDevice anteriormente existente para o mouse e adicione uma nova similar a esta, usando o driver evdev (minha configuração anterior usava o driver mouse):

Section "InputDevice"
	Identifier	"Logitech MX700"
	Driver		"evdev"
	Option		"Name"		"PS2++ Logitech MX Mouse"
	Option		"HWHEELRelativeAxisButtons"	"7 6"
EndSection

O Identifier pode ser livremente escolhido por você. Se o seu mouse é outro modelo, substitua pelo nome mais apropriado. Já a opção “Name” deve receber exatamente o mesmo nome encontrado no arquivo de devices.

Ainda no arquivo xorg.conf, localize a seção ServerLayout, verifique e atualize a linha InputDevice relativa ao mouse. O nome do InputDevice deve ser o exato Identifier do mouse que você definiu.

Section "ServerLayout"
	...
	Inputdevice	"Logitech MX700"
	...
EndSection

Salve o arquivo xorg.conf.

Pronto. Reinicie o X11, saindo (logout) e entrando novamente, para ativar as novas configurações.

Para testar o funcionamento de todos os botões e controles do mouse no driver evdev, você pode usar a aplicação gráfica xev. Execute a partir de uma janela de comando, pois as informações de eventos gerados na janela gráfica de teste aparecem em texto no console.

Um aviso final: Vi em alguns fóruns que a opção Option "CorePointer" não deve ser usada na seção InputDevice com o evdev. No meu caso, realmente testei adicionar esta opção e o meu mouse ficava completamente inoperante com ela.

One Reply to “Mouse multi-botões no Ubuntu 8.04”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *