Novidades IDEs Java não param

Tem muita coisa acontecendo no mundo Java. As novidades não param.

Na corrida dos melhores IDEs Java gratuitos, desde o meu artigo de Atualizações em IDEs Java gratuitos do dia 3, novidades nas comunidades Eclipse e NetBeans têm surgido em blogs e portais. Alguns links adicionais eu postei em um comentário do dia 19 naquele artigo: projeto EclipseLink escolhido pela Sun para JPA 2.0 RI (JSR 317); Equinox OSGi Runtime e o novo projeto top-level Eclipse RT (veja também o Equinox community portal); o anúncio do SpringSource Tools, cujo lançamento coincidiu com a entrada da SpringSource na Fundação Eclipse; e outras novas.

O suporte a Spring nas IDEs cresce tão rápido quanto os projetos em torno do próprio Framework, como a evolução do Spring MVC para Spring Web Flow, a incorporação do Acegi como Spring Security etc.

Surgiram artigos sobre o novo suporte a Spring no NetBeans 6.1: Extending the NetBeans IDE Spring Support, por Geertjan Wielenga em NetBeans DZone, 2008-03-24, parte 2 do artigo Hello Spring no blog de Geertjan, 2008-03-23.

Por falar em Spring, veja também os artigos Anotando beans no Spring 2.5, por Marcos Sousa, 2008-03-27; e Getting SessionFactory From EntityManagerFactory in Spring App context, por Rick Hightower, autor de vários livros sobre frameworks e ferramentas para Java, 2008-03-27.

Oportuno com o suporte melhorado a Ruby/JRuby no NetBeans 6.1, foi lançado também o novo Ruby Developer Center no portal Sun Developer Network (SDN), comentado em posts de Arun Gupta e Janice J. Heiss.

A discussão de IDEs contou recentemente com o Java IDE Day 2008 do JUG Genova, Itália, com apresentações sobre NetBeans 6.1, por Roman Strobl, JDeveloper 11g TP3, por Paolo Ramasso – Oracle, e IntelliJ IDEA, por Vaclav Pech.

Veja também os artigos New Options for Project Sharing no NetBeans, por James Branam, gerente do NetBeans Community Docs, 2008-03-27; e nb-6.1 Beta – Drag ‘n’ Drop Improvised – Part 5, em prOgramming bOnds, 2008-03-27.

A novidade mais eclética é que a Microsoft tem planos de colaborar com projetos da Fundação Eclipse, visando o suporte ao desenvolvimento de aplicações em Java integradas ao Windows Vista. Isto inclui o suporte ao Microsoft CardSpaces (Vista ID) no projeto Eclipse Higgins, e a colaboração com o time Eclipse Standard Widget Toolkit (SWT) para suporte a Windows Presentation Foundation (WPF) e aplicações Java com o look-and-feel do Vista. Se isso soa Primeiro de Abril antecipado :-), confirme a veracidade em diversos artigos: Eclipse na Microsoft, por Rodrigo Amorim, BR-Linux.org, 2008-03-23; Microsoft working with Eclipse – EclipseCon 2008, por Michael Coté, 2008-03-19; Microsoft working with Eclipse on Vista, ID links, por Paul Krill, InfoWorld, 2008-03-19; Microsoft wants to improve Eclipse, por Rick Hightower, 2008-02-21; Microsoft, Eclipse finally playing nice. What’s it mean for developers?, por Heather Havenstein, ComputerWorld, 2008-03-18; Microsoft’s Ramji Extends Olive Branch To Eclipse Users, por Charles Babcock, InformationWeek, 2008-03-19.

3 Replies to “Novidades IDEs Java não param”

  1. Olá Márcio….

    Procuro uma ferramenta para criação de menus para integração com o Netbeans…
    Vejo q comenta a respeito de uma (DHTML Menu Builder) em seu blog…
    Sabe me dizer se esta pode ser integrada com o Netbeans?
    Em caso negativo, vc conhece alguma outra ferramenta para este fim q possa ser integrada ao netbeans?
    Grande abraço

  2. Olá Leonardo.

    O xFX DHTML Menu Builder, que utilizo em meu site de links, é um produto comercial que possui um editor gráfico para edição de menus web. O ambiente editor, porém, é uma aplicação autônoma Windows e creio que não tenha opção de integração com NetBeans ou qualquer outro IDE. Nada impede, porém, que você crie o menu à parte e depois use os arquivos resultantes em seus projetos web no NetBeans ou qualquer outro IDE.

    Para ver uma lista de soluções de componentes DHTML para menu web, veja minha página (aproveite para ver o menu drop-down nesta página, gerado pelo DHTML Menu Builder):
    http://www.mhavila.com.br/link/internet/client/component.html

    Porém, se você quer algo integrado num IDE Java como o NetBeans, se você utiliza JavaServer Faces, diversas bibliotecas de componentes JSF oferecem integração na paleta de componentes do IDE e, entre os componentes, incluem os para barras de menu.

    Entre os livres, MyFaces Tomahawk (originário do Oracle ADF UI), JBoss RichFaces (originário da Exadel), ICEfaces e o próprio Woodstock do NetBeans oferecem componentes para barra de menus:
    http://myfaces.apache.org/tomahawk/jscookmenu.html
    http://www.jboss.org/file-access/default/members/jbossrichfaces/freezone/docs/apidoc/org/richfaces/component/MenuComponent.html
    http://www.icefaces.org/docs/v1_6_0/javadocs/components/api/com/icesoft/faces/component/menubar/MenuBar.html
    https://woodstock.dev.java.net/docs/specs/component-fs-popupMenu.html

    Para saber mais sobre bibliotecas de componentes JSF, sugiro ler este meu artigo:
    http://blog.mhavila.com.br/2007/06/09/ajax-em-java-coletanea-de-referencias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *