JavaScript news: biblioteca PHP.js e desempenho no Firefox 3

[Atualizado em 15 de março de 2008.]

O advento do Ajax fez ressurgir nos últimos anos o interesse e a importância do JavaScript e do processamento dinâmico no lado cliente, algo que perdeu foco quando se firmaram o servidores de aplicação (Java EE, MS DotNET, PHP…) atraindo maior poder de processamento e desenvolvimento de tecnologias para o lado servidor (final dos anos 90). Já me referi ao tema em maio de 2007, no post Novo impulso ao JavaScript.

Primeiro, a linguagem JavaScript (padronizada como ECMAScript) passou a ser encarada de forma mais “séria”, não apenas mera linguagem de script para automação e interatividade secundárias, mas como uma linguagem de programação dinâmica e orientada-a-objeto (baseada em protótipos) para ambiente interpretado.

Desde que a fundação Mozilla tomou a dianteira da evolução do JavaScript (mecanismo Gecko 1.5 do Netscape 6 e Mozilla Firefox 1.0, correspondente ao ECMAScript Edição 3) por volta do ano 2000, a linguagem vêm evoluindo rapidamente rumo ao JavaScript 2.0 e ECMAScript 4ª Edição. Houve também grande crescimento no desenvolvimento e evolução de bibliotecas e frameworks JavaScript para ambiente web cliente.

Além da Coletânea de referências JavaScript Ajax que reuni desde junho 2007, destaco agora o trabalho de Kevin van Zonneveld, no projeto que ele denomina “Portando PHP para Javascript”. Desde o início de 2008, ele já escreveu em Javascript 113 funções originárias do PHP, trabalho disponibilizado como software livre na biblioteca PHP.js. [Nota: não confundir com phpjs, interpretador JavaScript em PHP.]


Em outra faceta, eficiência e desempenho na execução de Javascript pelos navegadores voltam a ser aspectos relevantes. Em seu artigo 37 JavaScript benchmarks (2008-02-13 no blog Pathfinder Agile Ajex), Brian Dillard destaca que benchmarks JavaScript ganharam grande visibilidade na era Ajax.

O mecanismo Gecko 1.9 integrante do Firefox 3 — atualmente em beta — vem trazendo grande melhoria no quesito desempenho. O artigo Firefox 3 Performance Gets a Boost, por Ryan Wagner, 2008-02-25, apresenta resultados do SunSpider JavaScript Benchmark em Windows, em que uma compilação diária recente do Firefox 3 (com otimização PGO) em desenvolvimento apresentou um tempo de execução perto de 10 vezes mais rápido que o Internet Explorer 7.0.

O artigo Firefox 3.0 Beta 4 – Benchmarked, 2008-03-11, no ZDNet blog Hardware 2.0, por Adrian Kingsley-Hughes, traz o gráfico a seguir com resultados do teste SunSpider até o Firefox 3 Beta 4; fala também do teste ACID 3, mais nova bateria de testes de conformidade do Web Standards Project’s Acid Tests, em que o FFB4 também tem o melhor desempenho no momento, com score 67%.

Firefox 3 beta 4 mais rápido no teste SunSpider

O Firefox 3 inclui muitas outras evoluções e melhorias neste e outros aspectos, como conformidade no teste Acid2 e outros recursos que prometem acirrar a guerra de browsers com Opera, Apple Safari e, claro, o Internet Explorer 8 em desenvolvimento.

Para uma visão detalhada dos recursos já concluídos e demais previstos na nova versão do navegador Mozilla, veja Firefox 3 Product Requirements Document (PRD) – Feature List and Status, parte do Firefox 3 – Gran Paradiso Planning Center, Mozilla Wiki.

3 Replies to “JavaScript news: biblioteca PHP.js e desempenho no Firefox 3”

  1. Lançado o Beta 4 do Firefox 3, 12º marco (milestone) rumo ao lançamento da versão 3 final. Em testes com JavaScript, o FF3 Beta 4 foi cinco vezes mais rápido que o IE7 e três vezes mais rápido que o Firefox 2; quase duas vezes mais rápido que o próprio Firefox 3 Beta 3.

    O ciclo de desenvolvimento desta versão 3 está sendo o mais longo desde o lançamento da versão 1.0 em 2004, mas a espera vale a pena e se justifica pelas melhorias trazidas pela nova versão, não só em recursos do navegador como na imensa otimização do mecanismo de execução Gecko para JavaScript.

    Firefox 3 Beta 4 Release Notes, 10 de março
    http://www.mozilla.com/en-US/firefox/3.0b4/releasenotes/

    Firefox 3 Beta 4 is 5x faster than IE7, 3x faster than FF2
    Por Ed Burnette, 10 de março, ZDNet.
    http://blogs.zdnet.com/Burnette/?p=548

    Firefox 3 Beta 4 review
    Por Percy Cabello, 10 de março, Mozilla Links.
    http://mozillalinks.org/wp/2008/03/firefox-3-beta-4-review/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *