Relatórios, gráficos e boletos em Java (2)

Eis uma ampla expansão do artigo Relatórios, gráficos e boletos em Java (2007-11-18), incluindo atualizações de Notas tech da semana (2007-12-01), anúncios de JFreeChart 1.0.9 (2008-01-07) e OpenReports 3.0 (2008-01-06) e várias outras referências.

As ferramentas livres para criação de relatórios estão, aos poucos, ampliando sua abrangência e recursos para a área de inteligência de negócios (business intelligence – BI), integrando recursos como relatórios dinâmicos, ferramentas OLAP (processamento analítico on-line) e ETL (extração, transformação e carga de dados), a partir de armazéns de dados (data warehouse – DW) e outras fontes de informação.

Relatórios & BI

  • OpenReports, solução open source para geração de relatórios, visa ser poderosa, flexível e fácil de usar. Provê geração dinâmica parametrizada baseada em navegador, com recursos de agendamento. Suporta vários mecanismos de relatório open source — JasperReports, JFreeReport, JXLS, Eclipse BIRT –, consultas baseadas em SQL direto com QueryReports e ChartReports, e suporte a OLAP via Mondrian e JPivot.
  • JasperForge, por Jaspersoft, projetos de software livre para inteligência de negócios: Jaspersoft BI Suite; biblioteca de geração de relatórios JasperReports + editor de relatórios iReport, com saída em formato PDF e outros; JasperServer / JasperAnalysis; e JasperETL.
  • DynamicJasper é uma biblioteca open source que cria relatórios Jasper Reports dinamicamente via código, sem a necessidade de se criar arquivos .jasper, simplificando a criação de relatórios de baixa/média complexidade.
  • Pentaho Open Source BI Suite, plataforma e coleção de projetos open source para inteligência de negócios. Inclui Relatórios (incorporou o antigo JFreeReports), Análise (Mondrian OLAP Server), Dashboards, Integração de Dados (Kettle ETL), Mineração de Dados (Weka).
  • Eclipse BIRT (Business Intelligence and Reporting Tools), sistema de produção de relatórios para aplicações web em Java, incluindo um editor de relatório baseado no Eclipse e um componente runtime para o servidor.
  • JPivot, biblioteca de custom tags JSP que renderiza uma tabela OLAP e provê para o usuário navegações OLAP típicas como slice-dice, drill-down e roll-up. JPivot usa Mondrian como servidor e também suporta fontes da dados XMLA.
  • DataVision, ferramenta open source de relatórios no estilo de Crystal Reports, com saída em HTML, XML, PDF, Excel, LaTeX2e, DocBook, arquivo texto delimitado por tab ou vírgula.

Para saber mais:

Gráficos

  • JFreeChart, biblioteca para geração gráficos (barras, pizza, linha etc.), pode ser utilizada com JasperReports, OpenReports e outros.
  • Apache Batik, toolkit para Scalable Vector Graphics (SVG) em Java, inclui SVG Parser, Generator e DOM. Parte do Apache XML Graphics Project.

Boletos

Para saber mais:

  • Artigo “Made in Brazil: Criando seus próprios boletos bancários com o JBoleto”, por Fabio Souza, revista Mundo Java nº 26 (ano V), novembro 2007.

Geração de documentos PDF

  • iText, por Bruno Lowagie, biblioteca para geração de PDF, utilizada por JasperReports, mas pode ser utilizada diretamente para manipulação avançada de PDF.
  • Apache FOP (Formatting Objects Processor), formatador de conteúdo XML para PDF via XSL-FO.

Para saber mais:

8 Replies to “Relatórios, gráficos e boletos em Java (2)”

  1. Oi Márcio,

    li o seu blog e me parece que você conhece Kettle. Se é assim eu agradeço se voçê responder porque preciso de alguem para me ajudar com um tantão de tarefa que já aceitei. Claro que é pago. Se você não tiver interesse talvez possa indicar alguem?

    Atenciosamente

    Oliver

  2. Oliver: Só conheço alguma informação sobre Pentaho — Kettle é a ferramenta ETL, mas nunca trabalhei com as ferramentas. Sinto não pode ajudar, mas agradeço a oportunidade.

  3. Olá Márcio,
    Você já ouviu falar da ferramenta de BI Open Source, SpagoBI ??? Vc tem alguma informação a respeito de empresas ou órgãos que já implementaram o DW utilizando essa solução? Abraços
    Sandra Rebouças

  4. Caro Marcio,
    estou procurando uma ferramenta para desenvolver relatórios para um projeto na empresa que trabalho. No momento estamos usando Oracle Reports 5 (muito antigo) e estamos pensando em migrar pra Discoverer, que tem várias limitações, ou para Reports 9, que carrega aquele applet demorado na tela do client. O nosso problema maior é velocidade. Como as consultas são enormes e a base Oracle tem muita informação, os relatorios demoram bastante, entao decidi fazer as consultas em cima de views.
    Bom, queria uma opiniao de qual dessas ferramentas poderia fazer uns testes para ver se me satisfaz. Uma ferramenta que seja rapida, bem flexivel (podendo fazer um relatorio bem personalizado) , funcione na web e etc…
    Obrigado

  5. @JVN:
    Se sua empresa utiliza produtos Oracle, sugiro avaliar a possibilidade de uso do Oracle BI Suite, que atualmente prioriza como servidor e mecanismo de relatório ferramentas da Hyperion, empresa que a Oracle adquiriu e incorporou à sua família de produtos para Business Intelligence (BI). O Oracle BI baseado em Hyperion pode ser considerado uma evolução do Oracle Discoverer. É claro que será necessário avaliar também o custo de atualização ou aquisição de licenciamento que, no caso da Oracle e outros grandes fornecedores globais, é sempre uma parte bem salgada da história.
    http://www.oracle.com/technology/products/bi/

    Outro produto famoso em produtividade, recursos e facilidades é o Crystal Reports, ferramenta atualmente incorporada à família de produtos da Business Objects (BO), adquirida pela SAP.
    http://www.businessobjects.com/product/catalog/crystalreports/

    Se a empresa, porém, está querendo focar em soluções de software livre, é bom lembrar que nenhuma oferecerá ferramentas de facilidade e produtividade com o mesmo nível de acabamento profissional que produtos comerciais. Uma boa pedida, se a equipe de desenvolvimento tem familiaridade com Java, é avaliar o popular framework JasperReports, da JasperForge, ou o Pentaho reporting, ambos citados no artigo.

  6. Bom dia Márcio,

    estou trabalhando com o Crystal Reports 2008 e preciso de uma implementação onde eu pare e usar o RAS e o IIS, por acaso poderia me ajudar com alguma dica de que eu poderia utilizar para solucionar este problema? Agradeço desde já.

  7. @Rafael: Não tenho experiência com Crystal Reports, só o conheço de reputação e análises de mercado, infelizmente não poderei ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *