Seja um ótimo profissional de TI e Feliz Ano Novo

Termino o ano como um mensagem positiva àqueles que querem ter sucesso na carreira de tecnologia da informação (TI) e sistemas de informação.

A área profissional de TI ainda é um mercado rico em oportunidades, no Brasil e no mundo. Há falta de profissionais em Sistemas de Informação no Brasil. Porém, as oportunidades estão sobrando para os melhores, não para os medianos nem os medíocres.
A falta de pessoal qualificado no país faz multinacionais levarem centros de P&D para Índia e China, segundo Unicamp/USP/Unesp.

Desenvolva sua habilidades técnicas e pessoais. Invista no seu aperfeiçoamento constante, inclusive no domínio da língua inglesa — e se já tiver, considere também o espanhol. Esteja atento às exigências para profissionais em TI.

Mantenha-se atualizado quanto às tecnologias, tendências e ao mercado. Se você é mineiro, por exemplo, leia sobre o panorama das empresas de TI em Minas Gerais traçado pela Fumsoft/Softex. Ou talvez você almeje experiências fora do Brasil. Informação de graça na Internet não falta; bons livros, cursos e revistas também não.

Busque ser um profissional “em forma de Pi”, com conhecimento horizontal (superficial) generalista amplo, mas aprofundado verticalmente em mais de uma especialidade diferente, de preferência uma na área de TI e outra fora dela. O conhecimento multi-disciplinar, como aquele profissional que domina tecnologia da informação e conhece bem uma área de aplicação — legislação/direito, ou gestão/administração, ou finanças/economia, ou comércio/negócios, ou saúde/medicina, ou … — vale ouro!

Se já tiver uma experiência razoável na área técnica, desenvolva também habilidades gerenciais para atingir patameres de salários melhores. As nove áreas de conhecimento do PMI para Gerenciamento de Projetos são uma boa referência. Exerça a liderança e a gestão com pessoas, preocupe-se com resultados, objetivos, custos, prazos do seu cliente e/ou da sua empresa. Assuma e gerencie riscos.

Abrace e gerencie as mudanças e o novo. Trate a mudança como a regra, não como transtorno ou dificuldade.

Existe Futuro na carreira em Tecnologia de Informação. Se você é ou quer ser um ótimo profissional nessa área, invista em você e Feliz 2008!

Créditos: A maioria dos artigos citados neste texto foram dos ótimos blogs Mundo IT, por Yuri Gitahy de Oliveira; Tecnologia da Informação – Desenvolvimento e Educação, pelo prof. Cid R. Andrade; e GR Tips, por Luís Cláudio de S. Alberto.

2 Replies to “Seja um ótimo profissional de TI e Feliz Ano Novo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *