Boas blogadas do dia

Blogadas de artigos, notícias e dicas.

Leonardo Fernandes recomenda o artigo do Software Security Institute (SANS) sobre Conhecimentos de segurança que todo desenvolvedor Java/JEE deveria ter. Assino embaixo.

Tratamento e validação de entradas de usuário; tratamento de exceções e erros; controle de acesso e autorização. Três elementos fundamentais e que ainda põe por terra a robustez e segurança de muitas páginas e sites web por aí.

Recomendo também meu artigo Eficiência e segurança com SQL parametrizado, que fala especificamente do tratamento de entradas de usuário no repasse a instruções SQL.


Bruno Borges dá a dica dos Slides do Wicket. A apresentação de 108 slides Wicket in Action, por Martinj Dashorst — co-autor do livro “Wicket in Action” e um dos comitters do projeto Wicket — está disponível em SlideShare (formato Flash).

Dashorst traz uma visão prática e concisa dos recursos desse framework web Java que se inspira no conceito de programação de interface Swing e na objetividade e na simplicidade, para a criação de páginas web dinâmicas. Wicket é um framework web para no segmento dos “desafiantes”, entre as muitas opções existentes, mas já tem uma comunidade de adeptos fervorosa.


O artigo Sun to discontinue developer tools in favor of NetBeans, por Paul Krill, 2007-12-11, InfoWorld, registra a concretização do que já era previsível. A Sun já havia mostrado que havia “desistido” das suas ferramentas de desenvolvimento Java comerciais quando doou maciço código fonte destas para o projeto NetBeans, que começou a incorporar os recursos doados na versão 5.5.

Agora, a Sun encarna o slogan do recém-lançado NetBeans 6: “O único IDE que você precisa.” Os produtos comerciais Sun Java Studio Creator and Java Studio Enterprise 8.1 serão descontinuados de vez, em favor do foco exclusivo no software livre NetBeans IDE.

Falando em NetBeans: Um atalho muito útil – NetBeans 6.0, por Dyego Souza do Carmo, 2007-12-18.


Por falar em IDEs — ou para mudar a perspectiva — sugiro também o artigo Life outside the IDE: Coding in a parallel toolset has its perks — freedom, for one, por Nathan Hamblen, 2007-12-18, JavaWorld.com.


Comparing the Google Collections Library with the Apache Commons Collections, por Narayanan A.R., 2007-12-07, DevX, mostra que assim como o famoso pacote de componentes Apache Commons Collections, a recém lançada Google Collections Library também complementa o Java Collections Framework, além de oferecer algumas melhorias únicas que você pode preferir.

Você pode permanecer no Portal DevX para ler também Small Steps Lead to Big Improvements in Java Code Quality, por Steven Hale, 2007-12-14. O autor sugere que, ao invés de definir objetivos arbitrários para obter código Java de melhor qualidade, você pode usar uma estratégia de melhoria iterativa que produza resultados visíveis e mensuráveis.


Para fechar, dois lançamentos de software Java da fundação Apache.

James Strachan divulgou em TheServerSide.COM o lançamento do Apache ActiveMQ 5.0, 2007-12-13, cheio de novidades.

A lista de anúncios da Apache divulgou no dia 15 que o Ivy 2.0.0-beta1 foi lançado. É um software para gerenciar (registrar, rastrear, resolver e reportar) dependências (prerequisitos) em projetos de software. É parte integrante do projeto Ant e bastante integrado ao Maven 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *