Boas blogadas do dia

Joseph Ottinger anunciou no TheServerSide.COM o lançamento do Spring 2.5, com melhorias em anotações (dia 20), pela SpringSource. Fundada em 2004 como Interface21, a empresa de Rod Johnson, criador do Spring Framework, foi agora renomeada para SpringSource (InfoWorld Tech Watch, dia 19). Veja também Interface21 becomes SpringSource (dia 18), pelo próprio Rod Johnson.

Neal Gafter — engenheiro de software e Ph.D. em computação, atual evangelista Java do Google e antigo engenheiro sênior da Sun para implementação de recursos da linguagem Java 1.4 e 5.0, co-autor do ótimo livro “Java Puzzlers” (Addison Wesley, 2005) — escreveu novos recursos que devem entrar no Java 7: Closures Prototype Update and Extension Methods (dia 20). A postagem foi comentada por Marcos Silva Pereira no JavaFree e em seu blog (dia 22).

O indiano Amit Kumar Saha entrevistou James Branam, gerente do projeto NetBeans Community Docs, com perguntas e respostas sobre o programa: The NetBeans Community Docs Program Wants You! (dia 21). Em seu blog, James já havia apresentado Amit como coordenador de contribuições do programa.

Tim Boudreau — evangelista NetBeans e co-autor de “NetBeans, the Definitive Guide” (O’Reilly, 2002), americano radicado em Praga, na República Tcheca — comentou sobre seu NetBeans South American Tour (dia 24) no Brasil, com fotos de Natal a Florianópolis. Retrocendendo no blog, você encontra mais anotações e fotos do tour NetBeans pela América Latina, em companhia de Bruno Souza, o JavaMan.

Thiago Arrais escreveu “Testes não são para testar” (dia 22) e outros artigos interessantes refletindo sobre conceitos de test-driven development.

Está saindo em novembro pela editora O’Reilly Media o livro Design Accessible Web Sites, 36 Keys to Creating Content for All Audiences and Platforms, por Jeremy Sydik. Mas lembre-se: Acessibilidade não é só na web!

Em Ajax programming with the Java Scripting API (dia 20), o autor Jeff Friesen fala sobre essa API da JSR 223 com trechos do capítulo 9 de seu novo livro Beginning Java SE 6 Platform, From Novice to Professional (APress, 2007). No mesmo dia, também em JavaWord, saiu o artigo correlato Scripting on the Java platform — Using Groovy, Jython, and JRuby for Java development, por Gregor Roth.

A nota do IDG Now! Leitor eletrônico de livros Kindle da Amazon se esgota em quatro dias (dia 23) fala do mais recente lançamento de Jeff Bezos, criador da Amazon. Leia também Amazon Reading Device Doesn’t Need Computer (dia 20), por Saul Hansell, no New York Times. Jeff Bezos é um inovador nato, um dos precursores do futuro (Mario Persona, 2005) no mundo tech. A matéria Aluga-se a Amazon (dia 15), na revista Exame, fala de outras inovações de Bezos.

Nota no TG Daily (dia 21) diz que a fatia de mercado da pesquisa Google é de quase 60% nos EUA. Os dados são da comScore, empresa especializada em medição Internet. O release de imprensa comScore Releases October U.S. Search Engine Rankings (dia 21) mostra que em outubro o Google foi o único dos líderes que cresceu (1,5%), atingindo 58,5%, o equivalente a 6,6 bilhões de buscas. Yahoo (22,9%) e sites Microsoft (9,7%), segundo e terceiro colocados, cairam 0,8 e 0,6 pontos porcentuais respectivamente. Seguem-se Ask Network (4,7%) e Time Warner Network (4,2%). Não encontrei dados recentes para o Brasil, mas em 2005, medições da Nielsen//NetRatings em 11 países apontavam Portal MSN e Google como líderes de audiência no país. No ranking Brasil do Alexa Web Search, liderado pelo Orkut, Google Brasil aparece em 2º, Windows Live 3º, Yahoo 6º e Google.com 7º.

Destaco duas notícia do InfoWord Tech Watch no dia 15. SOA spec goes to OASIS committee diz que OASIS formou um comitê técnico para evoluir a especificação Service Data Objects (SDO), que visa simplificar a forma com que aplicações SOA tratam dados. A iniciativa tem a colaboração de Adobe, BEA Systems, IBM, Progress Software, SAP, e Xcalia. A outra nota, Microsoft Foundation Classes update planned, diz que o time de C++ da Microsoft está trabalhando em uma “significante” atualização da MFC, provendo a desenvolvedores o look-n-feel de Microsoft Office 2007, Internet Explorer 7 e Visual Studio 2008.

Finalmente, foi anunciada correção das falhas no tratamento de endereços Internet (URI) no Microsoft Windows (CAIS, dia 15) que afetavam a maioria dos programas que usam a API do Windows para acionar endereços Internet. A falha foi descoberta em julho, mas o alerta público da Microsoft (943521) só veio em 10 de outubro. Daí até a divulgada solução, conforme Boletim MS07-061 (dia 13) e Artigo técnico 943460, mais um mês se passou. Nesse tempo todo, a maioria das aplicações, como Firefox, Adobe Reader e muitos outros já haviam tomado suas próprias precauções para evitar o erro, conforme citei em A falha de URI com XP/2003+IE7 se espalha (dia 5). A Microsoft só identificou formas de explorar essa vulnerabilidade em sistemas com Internet Explorer 7 instalado, mas a falha existia na biblioteca Shell32.dll, usada por toda aplicação que interage com o Windows.

Para finalizar, mais alguns anúncios de software.

Apache Continuum 1.1 final foi lançado (dia 23). Continuum é um servidor de integração contínua para construção e teste de projetos baseados em Java, com suporte a Maven 1 e 2, Ant e scripts Shell; software livre sob licença Apache.

XWiki project releases 4 new versions (dia 21), por Vincent Massol em TSS.com. XWiki é um wiki escrito em Java, software livre de código aberto distribuído sob licença LGPL. Os quatro lançamentos anunciados foram XWiki Enterprise 1.1.2 (estável) e 1.2 Milestone 2 (em desenvolvimento); XWiki Enterprise Manager 1.0 Milestone 2; e XWiki Eclipse Integration 1.0.

OpenForum Wiki 2.0 (dia 19), por Nik Cross em JavaLobby. OpenForum Wiki é uma plataforma de colaboração em estilo wiki, que traz integrado servidor web e autenticação de usuário.

JPen: Java Pen Tablet Access Library Released (dia 19), por Nicolas Carranza em JavaLobby. JPen é uma interface Java para mesas digitalizadoras (pen tablets). Roda em Java 6 sobre Linux (XInput) e Windows (wintab) e é software livre lançado sob licença LGPL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *