Atualidades IDEs Java

Eclipse

Eis algumas atualidades do mundo Eclipse, desde o lançamento do Eclipse Europa Fall Maintenance Release 3.3.1 no início do mês.

Dia 5 foi liberado o Beta 2 do Red Hat Developer Studio, IDE baseado no Eclipse 3.3 que incorpora o ambiente Exadel Studio Pro e o conjunto de ferramentas JBoss Tools (para RichFaces, Hibernate, JBoss AS, Seam, jBPM, Drools e JBossWS). O Beta 2 passou a incluir também o plug-in para TestNG (Next Generation Java Testing). Veja também JBoss Tools & Red Hat Developer Studio News and Noteworthy.

A distribuição EasyEclipse ainda não disponibilizou o pacote mais completo EasyEclipse Server Java na versão 1.3 (Europa 3.3), mas já atualizou boa parte dos plugins componentes desta distribuição. Por enquanto, você pode instalar a distribuição EasyEclipse Expert Java 1.3 e depois baixar os plugins para Java EE atualizados, em especial Eclipse J2EE tools e Eclipse Web tools editors.

Ainda não estão disponíveis para a distribuição EasyEclipse 1.3 os componentes QuantumDB, Eclipse HTML Tidy, Amateras IDE e HTML/XML editor, Weblogic Server Plugin for Eclipse, JBoss IDE with AOP and EJB3, Hibernate Tools e Spring IDE. Alguns desses sequer já têm versão original totalmente compatível com o Eclipse Europa 3.3, como é o caso do Quantum DB.

NetBeans

Faltando aproximadamente um mês para a versão final do NetBeans 6, você pode ir avaliando na versão Beta1 novos plugins. Um deles é o Feature Viewer, um prático plugin que permite visualizar rapidamente uma lista com todos os plugins instalados, bem como os disponíveis para instalar como atualização. Veja um screenshot e mais detalhes no blog do autor do plugin.

Para quem quiser ajudar na popularização do NetBeans no Brasil, o NetBeans Translation Project está convocando a todos para participar dos trabalhos de localização do NetBeans 6 para os 14 idiomas atualmente suportados, inclusive Português do Brasil.

Veja comunicado divulgado pela Janice Campbell, Globalization Program Manager da Sun, e Leonardo Galvão, Editor-Chefe da revista Java Magazine e Diretor de Comunicação do JUG SouJava:

Você esta interessado em ver seu IDE favorito em português brasileiro? Junte-se à comunidade que está traduzindo o NetBeans 6.0, assinando a lista de discussão [email protected] (envie uma mensagem para [email protected]), depois não deixe de se apresentar na lista! Estudantes serão bem-vindos, assim como desenvolvedores e usuários do IDE em geral.

Troque idéias com desenvolvedores experientes, aprenda sobre novas tecnologias e divirta-se com essa experiência. Você pode participar da tradução em si, do controle de qualidade (revisões, padronizações etc.) e até mesmo oferecer consultoria quanto a termos utilizados. Ao final, você ganhará um certificado de participação. Aguardamos sua colaboração neste projeto que vem crescendo junto com a comunidade Java.

JDeveloper

A Oracle continua refinando seu IDE Java JDeveloper para a nova geração
JDeveloper 11g.

A versão oficial corrente ainda é o JDeveloper 10g (10.1.3.3), mas em 27 de setembro foi lançado o JDeveloper 11g Technology Preview 2 (11.1.1), que está bem estável e cheio de novos recursos.

Para saber mais:

2 Replies to “Atualidades IDEs Java”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *