Mais software Java para fechar a semana

Dia 20 foi lançada a versão 5.2.4 do Javolution, biblioteca para desenvolvimento de sistemas tempo-real (realtime) e embarcados (embedded).

Javolution provê um conjunto de classes de alto desempenho e com comportamento altamente tempo-determinístico, para conformidade com ambiente tempo-real, coleções e estruturas fundamentais, manipulação de texto, E/S e XML. Traz também as classes Struct e Union para maior correspondência com aplicações C/C++. Introduz Contextos específicos (para logging, performance, concorrência, persistência, segurança etc.) para separação de aspectos de programação.

Há distribuições da biblioteca Javolution para as plataformas Java ME CLDC 1.0+ e CLDC 1.1+, Java SE 1.4, 5 e 6, e gcj (GNU Compiler for Java). Javolution é software de código aberto distribuído sob licença BSD.

Para saber mais: Referências sobre APIs Java.


JRapidSOA é um framework de desenvolvimento voltado para implementação rápida de lógica de aplicação para realizar serviços de negócio na filosofia SOA (Service Oriented Architecture – Arquitetura Orientada a Serviços), seja para Java EE em conjunto com frameworks MVC (Struts etc.) ou em aplicações desktop.

JRapidSOA, recentemente anunciado no Javalobby, teve a versão 1.0b lançada em 11 de agosto. Binários, Documentação da API (JavaDoc) e código fonte completo estão disponíveis para baixar.


Nem só de Java e C/C++ vive o IDE Eclipse. Dia 18 foi anunciado o lançamento oficial do PDT 1.0, projeto Eclipse PHP Development Tools (PDT) para o desenvolvimento de aplicações PHP.

Eclipse PDT é um projeto por iniciativa da Zend, empresa que encabeça a evolução e o desenvolvimento da tecnologia PHP. Yossi Leon, da Zend Technologies, é líder do projeto PDT e também gerente de produto do IDE comercial Zend Studio para PHP.


Dia 21 houve o anúncio do lançamento do Oracle Coherence versão 3.3.1, que pode ser baixado na OTN. Oracle Coherence é uma solução de cache e grid de dados para aplicações em cluster e servidores de aplicação, conformante com JCache.


Dia 17 foi lançado GratePic 0.9. GratePic é uma aplicação utilitária multi-plataforma para se postar, comentar e pontuar fotos em Flickr.

Não é uma ferramenta de desenvolvimento, e sim uma aplicação, em ambiente gráfico desktop, para usuários em geral do serviço de compartilhamento de fotos Flickr.

Escrito em Java, GratePic roda em qualquer sistema (Windows, Linux, Solaris, Mac OS X) com Java SE 6 instalado. Projeto de software livre em SourceForge, distribuído sob licença GNU General Public License (GPL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *