NetBeans 6 Beta1, Glasfish V2, Firefox 2.0.0.7 e RAD Studio 2007

A semana começou cheia de lançamentos de software.

NetBeans 6 Beta1

Agora é para valer: Ontem, dia 17, foi lançado o tão esperado NetBeans 6 Beta1. Apesar de ter sido lançado rigorosamente conforme o planejado, a expectativa da comunidade estava grande desde o dia 13, quando alguns desenvolvedores descobriram o endereço oculto de download da versão preliminar do Beta1.

A razão da expectativa é a variedade de novidades interessantes em recursos que o NetBeans 6 vem trazendo, desde os últimos Milestones. Veja o “resumo” em dez tópicos:

  • O editor de código traz diversas melhorias: completamento de código mais esperto — mais rápido, traz as opções mais prováveis no topo e provê sugestões também para palavras-chave, campos e variáveis –; e recursos já conhecidos dos usuários do Eclipse: highlight automático que destaca e marca na barra de erros todas as ocorrências do termo corrente, recurso Surround With — envolver bloco de código com if, while, try-catch etc. –, dicas de código [1], e o utilíssimo indicativo de erro no navegador de pacotes [1].
  • Suporte à linguagem Ruby (incluindo JRuby e Ruby on Rails), concorrendo cabeça-a-cabeça com o Eclipse no Ruby IDE do DLTK e no RDT.
  • Simplicidade na unificação dos mecanismos de instalação (permite instalar Packs adicionais) e de atualização (Update Center e Module Manager fundidos no Gerenciador de Plugins [1]).
  • No desenvolvimento de interface gráfica (GUI) Swing, usa Beans Binding (JSR 295) e Java Persistence API (JPA) para facilitar o desenvolvimento de aplicações desktop interagindo com banco de dados, além de suporte a Swing Application Framework (JSR 296).
  • NetBeans Profiler melhorou um pouco e se tornou parte integrante do NetBeans 6, e não mais um pacote separado como no 5.5. Inclui comparação de snpshots de memória, gráfico de detalhamento drilldown, naveagador do Heap [1], integração com JMeter e anexação dinâmica em JDK 6.
  • Em Web e Java EE, o template Visual Web JSF foi incorporado ao template padrão de aplicação web, melhor suporte a JavaScript, CSS e Web services — incluindo suporte a JAX-RS para RESTful Web Services (JSR 311) [1], melhor edição visual JAX-WS e o navegador de serviços que permite inclusão drag-n-drop em páginas web e testar métodos diretamente [1] –, os componentes inclusos JSF do Projeto Woodstock trazem mais suporte a Ajax.
  • SOA: Artefatos para composição e montagem, com os editores gráficos visuais Composite Application Service Assembly (CASA), BPEL Designer (WS-BPEL 2.0), WSDL e XSLT. Suporte a vinculação (binding) de componentes File, HTTP e JMS, e o projeto Java EE Web Service que implementa interfaces de servidor ou cliente de serviço pode ser adicionada a uma aplicação como JBI Service Unit e se comunicar com outras unidades de serviço usando JBI Normalized Message Router (NMR).
  • UML: o editor de diagramas UML agora suporta geração de código personalizável baseada em templates FreeMarker, para Engenharia Direta, tem melhor gerenciamento de coleções e permite de alinhamento de elementos no diagrama e duplicar um diagrama com Save As.
  • Para aplicações móveis (Java ME), o Mobility Pack traz nova interface de usuário integrada para desenvolvimento CLDC/MIDP e CDC. Também novos: game builder com suporte a MIDP 2.0 Game API; Visual Mobile Designer (VMD); componentes adequados para navegação de arquivos, SMS, tela de login, PIM e controle de fluxo. Design Analysis identifica componentes não utilizados para removê-los. Código gerado está mais fácil de modificar. Compilador de stub JSR-172 reescrito com suporte a tipo Base64 e capaz de interpretar documentação de métodos. Nova interface do assistente de projeto melhorou a configuração.
  • Há também melhorias para desenvolvimento C/C++ e na API da Plataforma NetBeans. Veja a página NetBeans IDE 6.0 Beta 1 Information e (muito) mais em Milestones New and Noteworthy.

Anúncio NetBeans IDE 6.0 Beta 1 Now Available, 2007-09-17.
NetBeans IDE 6.0 Beta 1 Download.
O NetBeans 6 final está previsto para final de novembro.

[1] Série NetBeans 6.0 – Novidades, por Dyego Souza Dantas Leal, no blog go-java.com – “Controverso eu?”.

Glassfish V2

GlassFish V2 Released: versão 2 do servidor Java EE Glassfish, projeto de software livre patrocinado pela Sun que é implementação de referência de Java EE 5 e serve de base para o servidor de aplicação Sun Java System Application Server 9.1.

No portal NetBeans também consta anúncio do Glassfish V2 de 17 de setembro.

Firefox 2.0.0.7

Hoje dia 18 foi lançada versão de atualização de segurança do Firefox. Veja o Firefox 2.0.0.7 Release Notes, que resolve apenas uma vulnerabilidade crítica em links de mídia QuickTime (MFSA 2007-28).

Obtenha o Firefox em Português do Brasil, para Windows, Linux ou Mac OS X.

Em sua sétima pronta atualização de segurança desde o lançamento da versão 2.0 em outubro de 2006, o Firefox continua sendo o mais seguro navegador web.

Não bastasse suportar os mais modernos padrões e recursos, o Firefox se mostra uma excelente ferramenta de desenvolvimento e testes para web. Cada vez descubro mais Extensões para o navegador Firefox, práticas, úteis, inovadoras e interessantes.

CodeGear RAD Studio 2007

Para finalizar, a CodeGear, divisão de ferramentas de desenvolvimento da Borland, anunciou o RAD Studio 2007, ambiente de desenvolvimento rápido que integra Delphi para Win32, C++ Builder e o novo Delphi .NET 2.0. É o estilo de ambiente integrado multi-linguagem para aplicações Windows no estilo do Microsoft Visual Studio.

One Reply to “NetBeans 6 Beta1, Glasfish V2, Firefox 2.0.0.7 e RAD Studio 2007”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *