Manipular CSV em Java

Kasper B. Graversen lançou dia 12 de setembro a versão 1.0 da biblioteca Super CSV, para manipulação do formato de dados/arquivo Comma-separated values (CSV — Valores separados por vírgula) em Java.

O CSV é um formato de dados simples para gravação de listas ou linhas de dados em um formato de arquivo texto. É freqüentemente utilizado como um formato de exportação de dados de planilhas, tabelas ou conjuntos de registros de banco de dados, ou qualquer outra listagem no formato tabular simples linhas × colunas.

O princípio do formato CSV é simples: cada registro é armazenado em uma linha de texto, e as colunas ou campos na linha/registro são separados entre si por vírgula. Ainda não é um padrão, mas há uma especificação CSV como tipo MIME na RFC 4180.

Alguns programas (como a planilha Microsoft Excel) e bibliotecas suportam não só o formato CSV, mas também outros tipos de lista em formato texto, um registro por linha, com campos separados por delimitadores (vírgula, ponto-e-vírgula, tabulação/TAB etc.) ou de tamanho fixo.

Bibliotecas software livre para gravação e leitura do formato CSV, em Java:

Produtos comerciais:

  • CSV Manager, leitura e escrita de arquivos CSV. Por Ricebridge.
  • StelsCSV, driver JDBC tipo 4 que permite realizar consultas SQL e outras operações JDBC em arquivos texto (CSV/comma-separated, delimiter-separated, fixed-length etc). Por J-Stels Software.

Para saber mais (em inglês):

4 Replies to “Manipular CSV em Java”

  1. Fabricio: Não sei.

    Pelo menos a página do Super CSV o apresenta assim: “A principal motivação para Super Csv é ser o melhor, mais rápido e mais amigável ao programador pacote CSV gratuito em Java.”
    Se é o mais usado eu não sei, mas o marketing é bom. 🙂

    Se chegar a sua própria conclusão, por favor poste um comentário aqui… abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *