Design limpo e direto na nova home-page Globo.com

Estreou hoje a nova home-page da Globo.com.

Nova home-page da Globo.com

Partindo do design e da arquitetura da informação pautados pela objetividade e pela simplicidade que já vinham sendo trabalhados no portal de notícias G1, a nova página inicial da Globo foi ainda além.

O novo design é extremamente limpo e direto. Uma organização em apenas três categorias principais, que também determinam as três cores e as três colunas principais de conteúdo: Notícias, em vermelho, Esportes, verde, e Entretenimento, laranja. Demais elementos gerais seguem a cor azul.

Pouquíssimos adereços. Fundo branco. Imagens, só em fotos e banners. E o HTML é totalmente “tableless”, sem uso de tabelas para layout. E CSS amplamente usado com maestria.

O estilo é tão objetivo que muita gente pode entrar e ter a primeira impressão: “nossa, parece que está faltando alguma coisa!” Mas é porque sobra conteúdo.

Destaque também para as listagens das matérias mais lidas e dos termos mais buscados, dando maior retorno interativo ao interesse dos usuários.

Veja também o vídeo Conheça a nova home da Globo.com! (1,5 min), onde a equipe de criação web da Globo.com apresenta a nova página e explica sua concepção.

A busca da objetividade da Globo.com me faz lembrar do vídeo Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?, um excelente documentário (12 min) sobre acessibilidade na web, produzido por Acesso Digital (em Google Video, 2007-05-24).

No documentário, uma página da Globo era um dos primeiros contra-exemplos tomados quanto à acessibilidade. Ao buscar a objetividade, o novo design é também um grande avanço rumo à melhoria da acessibilidade. Para melhorar mais, poderia ter logo no início um link do tipo “Ir direto para conteúdo”, levando a uma âncora para o miolo do conteúdo; isso auxilia muito a navegação por deficientes visuais e motores.

Para fazer uma pequena medição da leveza em termos de tráfego de rede, utilizei o Net view do FireBug. Vi que a nova home da Globo.com necessita, para carregar tudo, de 48 requisições (arquivos) e 205KB. A título de comparação, a página inicial da Folha Online gasta 78 requisições para ser composta e totaliza 393KB. Já a do Estadão consumiu vultosos 123 requisições e 868KB.

Parabéns à Globo.com pela ousadia na busca da evolução!

Para saber mais:

3 Replies to “Design limpo e direto na nova home-page Globo.com”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *