Pane no Skype

Quem utiliza o Skype, o programa que popularizou a voz-sobre-IP (VoIP, a telefonia via Internet), deve ter visto que nos dias 16 e 17 ocorreu alguma espécie de “pane” no sistema, tal que estava quase impossível alguém conseguir ficar on-line durante a conexão inicial (sign-on) no Skype.

A primeira divulgação do problema no blog Skype Heartbeat foi às 14h (GMT) do dia 16.

Ontem, a página principal do Skype divulgava a seguinte nota (tradução livre minha, do texto original em inglês):

Aqui estão as últimas sobre o problema de conexão (sign-on). Estamos no caminho para recuperação. O Skype está estabilizando, mas o processo pode continuar durante o dia. Um número encorajador de usuários pode agora usar o Skype novamente. Nós sabemos que ainda não estamos livres das dificuldades, mas estamos em melhor situação agora do que estávamos ontem.

Finalmente, gostaríamos de dissipar algumas teorias que ainda estamos ouvindo. Nem a manutenção planejada de quarta-feira dos nossos serviços de pagamento via web nem qualquer forma de ataque estão relacionados com os problemas de sign-on de forma alguma.

Daremos informações atualizadas novamente tão logo tenhamos. Obrigado por permanecerem próximos.

Por favor veja nosso blog Heartbeat para ver atualizações em progresso.

ATUALIZADO 17 Agosto, 2007 11:00 GMT

Hoje, com a situação aparentemente normalizada, havia a seguinte nota explicativa (igualmente traduzida):

Olá amigos,

Respirem fundo. Skype voltou ao normal.

Na segunda-feira, iremos fornecer uma explicação mais detalhada do que aconteceu. Até lá, gostaríamos de pedir desculpas e agradecer. Precisamente nesta ordem.

Sabemos quão difícil e frustante os dois últimos dias têm sido. E ainda, seus votos positivos continuam chegando. Muito obrigado pelas incríveis paciência, confiança e apoio!

ATUALIZADO 18 Agosto, 2007 11:00 GMT

Vamos aguardar, então, a explicação mais detalhada prometida para segunda-feira.

One Reply to “Pane no Skype”

  1. Villu Arak escreveu, no blog Skype Heartbeat, nesta segunda-feira dia 20/08/07: What happened on August 16.

    A interrupção foi desencadeada pela coincidência de uma quantidade massiva de reinícios dos computadores de usuários pelo mundo em um curto período de tempo, por reboot após receberem um conjunto de atualizações no Windows Update.

    O grande número de reinícios simultâneos afetou os recursos da rede Skype. Isto causou uma inundação de requisições de log-in que, combinadas com a falta de recursos de rede ponto-a-ponto suficientes, precipitaram uma reação em cadeia que teve impacto crítico.

    Normalmente a rede ponto-a-ponto do Skype tem uma capacidade nativa de auto-recuperação; entretanto, este evento revelou um bug de software que não havia sido percebido antes, no algoritmo de alocação de recursos de rede, que impediu que a função de auto-recuperação funcionasse rapidamente. Pesarosamente, como resultado dessa falha, Skype esteve indisponível para a maioria dos usuários por aproximadamente dois dias.

    (…) Skype agora identificou e já introduziu uma série de melhorias em seu software para garantir que seus usuários não sofram mais situação similar, mesmo na improvável possibilidade dessa combinação de eventos ocorrer novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *