Mais atualidades sobre IDEs Java

Quem acompanha este blog sabe que tenho acompanhado a evolução dos ambientes de desenvolvimento (IDEs) Java. Criei até uma categoria IDE para concentrar os artigos escritos aqui sobre o tema.

Eis aqui mais atualidades sobre IDEs Java NetBeans, JBuilder/JGear e Eclipse.

NetBeans

Enquanto o NetBeans 6.0 final não chega (atualmente no Milestone 10), a novidade é a proposição de licenciamento dual para o NetBeans, incluindo também a opção de adoção da licença GPL v2 com a exceção Classpath, além da atual CDDL.

O modelo de licenciamento GPL v2 + exceção Classpath é o mesmo adotado pelo OpenJDK. A proposição para o NetBeans representa, portanto, um alinhamento dos modelos de licenciamento de software livre oriundo da Sun, bem como a possibilidade de adoção de uma licença mais familiar à comunidade de software livre e Linux mundial, que é a GNU General Public License (GPL), da Free Software Foundation / Projeto GNU.

A proposta foi anunciada hoje, dia 17, em carta aberta do Bruno Souza à Comunidade NetBeans publicada no Roumen’s Weblog. Para quem não sabe, Bruno Souza, o “Java Man“, fundador do grande JUG SouJava e um dos principais evangelistas Java do Brasil, foi contratado pela Sun Microsystems e no início de 2007 se tornou gerente mundial para Comunidade NetBeans.

Veja também a nota NetBeans to become GPL!, por Joshua Marinacci em seu blog.

Para explicar a proposição de forma didática, foi criada também uma página de FAQ no portal da Comunidade NetBeans: Why GPL v2 Frequently Asked Questions.

Outra atualidade é o artigo Handy Guides – Books About Developing with NetBeans, que destaca três livros sobre NetBeans lançados recentemente. A página NetBeans Books apresenta uma ampla listagem comentada de livros sobre o NetBeans ou sobre desenvolvimento Java usando NetBeans.

JGear e JBuilder

Dia 13 de agosto, a CodeGear, unidade de ferramentas de desenvolvimento da Borland, anunciou a linha de produtos JGear, de plugins especializados de desenvolvimento Java para IDEs baseados no Eclipse 3.2 Callisto. Inicialmente, a linha oferece três produtos:

  • JGear Performance for Eclipse, ferramenta para profiling, análise de desempenho e cobertura de código Java baseada na tecnologia Optimizeit.
  • JGear LiveSource for Eclipse, ambiente que permite desenvolvimento visual de mão-dupla de código graficamente como diagramas de classe e de seqüência UML 2.0, com especializações prontas para EJB 2, EJB 3, JPA e web services, baseado no mecanismo Together LiveSource.
  • JGear Team Client/Server for Eclipse, sistema completo de colaboração e desenvolvimento em equipe, baseado no TeamInsight (introduzido no JBuilder 2007) e em componentes software livre como Subversion, Bugzilla, Continuum e XPlanner; provê um portal de acesso unificado e ferramentas para revisão de código e gerenciamento de bugs/issues, tarefas, requisitos e to-do’s; inclui também o cliente de administação simplificada ProjectAssist e extensões para o recente projeto Eclipse Mylyn.

Veja também a postagem em JavaFree em português, Borland CodeGear anuncia JGear, um conjunto de plug-ins para aumentar a produtividade do Eclipse, 17/08/2007, e o comentário no portal JavaWorld, CodeGear releases Eclipse plug-ins, por Heather Havenstein, 14/08/2007.

Outro anúncio interessante foi o Roadmap com as perspectivas para evolução do JBuilder e do JGear para 2007, 2008 e 2009.

No portal CodeGear está disponível também o vídeo da apresentação sobre este Roadmap feita por Joe McGlynn (veja também seu blog), Gerente de Produto da divisão CodeGear.

Eclipse

Além dos pacotes de distribuição disponíveis para baixar no portal do Eclipse para a versão do Eclipse 3.3 no lançamento anual integrado Europa 2007, você pode obter pacotes de distribuição que integram vários componentes do Eclipse tanto para a versão 3.2 Callisto quanto 3.3 Europa, nas seguintes fontes independentes:

  • Projeto EasyEclipse, que provê pacotes de distribuição para vários perfis Java, inclusive o abrangente EasyEclipse Server Java, para Java EE. Além de prover instalador/desinstalador, o EasyEclipse integra e testa diversos plug-ins software livre desenvolvidos por terceiros para Eclipse.
  • Distribuições IBM developerWorks, que já disponibilizava pacotes de distribuição ZIP especializados para o Eclipse 3.2 Callisto, agora com opções atualizadas também para 3.3 Europa. Os pacotes são similares aos disponíveis no próprio projeto Eclipse.

Se tiver tempo, participe também da pesquisa Eclipse Community Survey, realizada pela IDC (análise e consultoria do mercado de TI mundial) e Fundação Eclipse.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *