Eclipse 3.3 Europa liberado

Dia 27 a Fundação Eclipse anunciou para ontem, 29, a liberação do seu projeto coordenado anual de lançamento simultâneo, que este ano recebeu o codinome Europa. O projeto coordenado Europa englobou 21 projetos e mais de 17 milhões de linhas de código para o Eclipse IDE 3.3.

A numeração 3.3 é da versão do projeto principal do núcleo do Eclipse, que abrange os componentes Equinox (framework OSGi e modelo de componentes), Platform (componentes e serviços fundamentais do IDE, incluindo Rich Client Platform – RCP), java Development Tools (JDT) e Plug-in Development Environment (PDE). Outros projetos integrantes do lançamento simultâneo Europa possuem numeração de versão distinta, vários inclusive são projetos estreantes em versão 1.0 ou 0.x:

Só nos recursos básicos, a lista de novidades de destaque é imensa. No WTP 2.0, mais outro monte de novidades.

É o quarto ano seguido em que a comunidade Eclipse lança uma versão principal dentro do planejamento. Para se ter idéia do crescimento, o lançamento simultâneo anterior Callisto em 2006 (Eclipse 3.2) envolveu 10 projetos e 7 milhões de linhas de código.

Existem vários pacotes de distribuição para download do Eclipse 3.3 Europa para diferentes tipos de desenvolvimento, inclusive uma para Desenvolvedores JEE/Web. Não há um pacote tudo-em-um disponível e também ainda não há um instalador. Vejamos se o novo projeto de empacotamento do Eclipse (EPP) facilita isso em breve.

Para saber mais:

4 Replies to “Eclipse 3.3 Europa liberado”

  1. Marcio,

    o pacote está meio “escondido” na pagina do eclipse. Vc chega nele indo no link “find out more” do Eclipse IDE for Java Developers, depois clica no link “Eclipse IDE for Java EE Developers” e então verá o link Donload the Eclipse IDE for Java EE Developers. Ou entao baixe neste link direto http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/technology/epp/downloads/release/20070628/eclipse-jee-europa-win32.zip
    No dia que o Europá foi lancado eu vi a pagina respectiva do pacote JEE na pagina do downloads mas eles tiraram e ate agora nao voltaram com ela. Espero que eles arrumem isso logo, pra ajudar os iniciantes em eclipse a baixar a versao JEE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *