Por que modelar com UML

Muito interessante o artigo Why Model With UML? (em inglês), contribuído para a base de conhecimento do NetBeans 5.5 por Kris Richards e Cindy Castillo, atualizado em 11 de junho de 2007.

Como diz o resumo (abstract):

Este artigo foi escrito para aqueles engenheiros de software que nunca têm tempo para modelar um projeto antes de começar a codificar, e para aqueles que ainda sequer consideraram criar modelos de seus sistemas antes de codificá-los. O artigo apresenta alguns métodos e estratégias para ajudar você a ser mais eficiente e possivelmente ganhar tempo. A informação neste guia deve inclusive permitir que você desafie o argumento “Nós nunca temos tempo para fazer o certo, mas sempre temos tempo para fazer de novo.”

O propósito da Linguagem de Modelagem Unificada (Unified Modeling Language – UML) é prover uma notação de modelagem independente de linguagem de programação e de plataforma. Ferramentas UML são tão versáteis quanto os fundamentos de UML. Este artigo serve como uma introdução aos conceitos básicos de de UML enquanto provê uma compreensão dos propósitos da modelagem. Ele não é um manual como-fazer, mas fornece referências, quando apropriado, para tutoriais ilustrando os passos de como usar os recursos de UML inclusos no IDE NetBeans.

Para saber mais:

One Reply to “Por que modelar com UML”

  1. Muito interessante o blog! Estava pesquisando sobre Modelagem na web e acabei encontrando esse post… na verdade procuros sobre Modelagem Ambiental, mas o assunto me interessou bastante uma vez que estou pagando uma disciplina de Engenharia de Software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *