Exadel open source

Exadel, um provedor de componentes e ferramentas para aplicações Java ricas, havia anunciado em 4 de março seus planos de parceria estratégia com a Red Hat para tornar de código aberto (open source) seus produtos comerciais, através da JBoss.org, sob licença LGPL. Assim, os produtos da Exadel RichFaces e Studio Pro passam a ser JBoss RichFaces e Red Hat Developer Studio, respectivamente.

Red Hat Developer Studio se torna o primeiro IDE basado em Eclipse poderoso e completo para a plataforma Java EE disponível completamente em código aberto. Até então, produtos robustos como IBM Rational Developer Studo, ou MyEclipse e o próprio Exadel Studio, mais acessíveis, eram todos comerciais. A Exadel está oferecendo uma versão de avaliação gratuita estendida do Exadel Studio Pro 4.0, que durará até o lançamento da ferramenta como código aberto pela JBoss/Red Hat.

Bem atrás, uma ferramenta código-aberto que aspirava ser abrangente era o Lomboz, que serviu de base junto com as doações da IBM para o projeto Eclipse Web Tools Platform (WTP). Na carência de ambientes de desenvolvimento e produtivos para a plataforma Java EE, em especial para aplicações web, o IDE livre NetBeans vem ganhando rapidamente destaque por suas ferramentas abrangentes e produtivas para a tecnologia Java. Outra opção é o Oracle JDeveloper 10g, que é gratuito, apesar de não ser livre.

Segundo o portal InfoQ, a ferramenta já existente da JBoss/Red Hat baseada em Eclipse, JBossIDE, deve ser integrada ao projeto mais abrangente Red Hat Developer Studio.

Como parte da parceria com a Red hat, Exadel também acertou migrar seu projeto Ajax4jsf do portal java.net para JBoss.org. Gavin King da Red Hat tem o objetivo de liderar esforços para integrar os três projetos ao JBoss Enterprise Middleware Suite (JEMS).

Desde que adquiriu a JBoss em abril de 2006, Red Hat vem investindo na ampliação do mercado de ferramentas de código aberto para a tecnologia Java. A parceria com a Exadel é mais um grande passo nesse sentido.

Para saber mais:

4 Replies to “Exadel open source”

  1. Novos links sobre o tema:

    Exadel Plugins Now Available in Open Source at JBoss Tools
    Red Hat NEWS por JBoss Team, 27/06/2007
    http://www.press.redhat.com/2007/06/27/exadel-plugins-now-available-in-open-source-at-jboss-tools/

    Exadel Plugins Now Available in Open Source at JBoss Tools!
    Por Bryan Che, Red Hat, 22/06/2007
    http://bryanche.blogspot.com/2007/06/exadel-plugins-now-available-in-open.html

    JBoss Tools project, jboss.org Labs
    http://labs.jboss.com/tools/

    JBossTools first public build all code is now open sourced
    25/06/2007
    http://labs.jboss.com/tools/blog/jbosstools_first_public_build_all_code_is_now_open_sourced

    New quick link for the latest nightly build
    12/07/2007
    http://labs.jboss.com/tools/blog/new_quick_link_for_the_latest_nightly_build

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *