Fontes Computer Modern (TeX) Unicode

[Atualizado em 25 de novembro 2009, fonte 0.7.0 e novo formato tar.xz]
[Atualizado em 14 de março 2008, fonte 0.6.3a]
Para quem gosta de utilizar as fontes Computer Modern do TeX no Windows — ou mesmo em Unix/Linux e outros sistemas operacionais — com suporte a caracteres acentuados ocidentais (como os da língua portuguesa) e Unicode, foi lançada em 14 de março atualização do pacote Computer Modern Unicode fonts versão 0.6.3a.

Para obtê-las em formato OpenType (OTF), compatível com Windows 2000 e superiores, baixe o pacote correspondente ao arquivo cm-unicode-0.7.0-otf.tar.xz (na versão 0.7.0, existe também uma versão TrueType Font – TTF, única opção para Windows mais antigos como 98/Me).

Passo-a-passo no Windows:

  1. Baixe em Computer Modern Unicode fonts o arquivo: cm-unicode-0.7.0-otf.tar.xz.
  2. Utilizando um programa de que suporte descompactar o formato TAR.XZ — recomendo o gratuito PeaZip (nas versões anteriores, eu recomendava o PowerArchiver ou o gratuito 7-Zip para o formato tar.gz) — descompacte o arquivo cm-unicode-0.7.0-otf.tar.xz. No local descompactado, será criada a pasta cm-unicode-0.7.0.
  3. No Painel de Controle do Windows, escolha a opção Fontes.
  4. Menu: Arquivo » Instalar nova fonte.
  5. Selecione a pasta cm-unicode-0.7.0 gerada pelos pacotes descompactados. Na Lista de fontes devem aparecer as fontes CMU OpenType.
  6. Deixe a opção “Copiar fontes para a pasta Fonts” marcada, escolha “Selecionar tudo” e OK para instalar as fontes.

Possíveis problemas:

  • Em um Windows XP 32-bits e um Vista 64-bits, com o pacote de fontes CMU tanto da versão versão 0.6.3a quanto 0.7.0, não foi possível instalar as seguintes fontes, tendo ocorrido erro reportando formato de fonte inválido: CMU Typewriter Text Variable Width (regular) e Italic. A tentativa de visualizar as fontes dos arquivos correspondentes cmunvt.otf e cmunvi.otf resulta em erro informando que não são arquivos de fonte válidos. Porém, como não são fontes comumente usadas, considero o problema irrelevante.

Para uma introdução ao assunto tratado aqui, sugiro ler meu artigo de setembro de 2006, Fontes para os amantes do TeX.

3 Replies to “Fontes Computer Modern (TeX) Unicode”

  1. Olá! Mto boa dica! Este comentário é mais um agradecimento 😉 Já estava a horas procurando por esta fonte =D Funcionou conforme o especificado!

    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *