Apresentações em PDF

Na hora de preparar minhas apresentações (slides), eu prefiro gerá-las em PDF do que usá-las em formato nativo do Microsoft PowerPoint (PPS), por exemplo. Primeiro porque é mais fácil haver um Acrobat Reader instalado em qualquer computador do que um PowerPoint Viewer, garantindo assim maior compatibilidade. Segundo, porque o formato PDF é muito mais “universal” para se distribuir. E por fim, mas não menos importante, porque o formato PDF garante a correta exibição de fontes e objetos, independente da configuração ou recursos instalados no computador destino.

Além disso, o Acrobat conta igualmente com um modo tela-cheia (full-screen) para apresentações. Só não conta com adereços de transição, que eu particularmente acho cansativos e dispensáveis na maior parte dos casos.

[Atualização] No PowerPoint 2007 (Service Pack 2) e no BrOffice.org, é possível exportar a apresentação diretamente para formato PDF.

No Windows, se você tem o FreePDF instalado ou outra impressora PostScript/PDF para a geração de arquivos PDF, as configurações a seguir gerarão sua apresentação PowerPoint como PDF no tamanho ideal para tela cheia.

No PowerPoint:

  1. Menu: Arquivo » Configurar página
  2. Slides dimensionados para: “Apresentação na tela” (Largura 25,4cm × Altura 19,05cm)
  3. Orientação – Slides: “Paisagem”

No FreePDF (pela impressão do PowerPoint):

  1. Menu: Arquivo » Imprimir
  2. Botão Propriedades
  3. Orientação: “Retrato”
  4. Botão Avançado
  5. Papel/Saída » Tamanho do papel: “Tamanho de página personalizada PostScript”
  6. Editar tamanho: Largura 190.50 × Altura 254.00, Unidade: “Milímetro”

Na hora de apresentar, coloque o Acrobat Reader em modo tela-cheia: Ctrl+L

7 Replies to “Apresentações em PDF”

  1. Olá Márcio.
    Existe uma possiblidade de gravar o pdf, de forma que ao abrir, automaticamente visualize em full screen, sem precisar apertar ctrl+L?

    Valeu!

  2. Sempre faço isto com meus treinamentos. Fiquei muito feliz em saber que não sou o único que privilegia estabilidade e segurança Vs animações e transições esteticas.

    Adorei a dica sobre “Initial View” ! Já estou utilizando.

  3. @Bernardo: Olá Bernardo. Obrigado pela participação! Pois é. Atualmente, tenho preferido usar o recurso nativo do Office ou do BrOffice em exportar PDF, que em geral resultam em um PDF menor, mais leve e mais preciso. Em caso de alguma falha de formatação, uso a impressora PDF conforme o artigo.

  4. Olá!
    Não tenho power point no meu note, porém, consigo abrir em onedrive pelo hotmail, e assim, consegui converter o arquivo de PPTX para PDF, então o arquivo ficou em 3,89MB, achei um pouco pesado para PDF. Há alguma outra possibilidade de converter deixando arquivo menos pesado? Ou os 3,89MB é comum?
    É possível uma mensagem de e-mail não suportar e não chegar ao destinatário ou não carregar, devido a isso?

  5. Olá @Henrique.
    Apresentações PowerPoint frequentemente incluem imagens e ilustrações e estas são em geral o principal elemento a aumentar rapidamente o tamanho do arquivo PDF resultante. Dessa forma, se sua apresentação inclui imagens, um tamanho de ~4 MB como você citou soa comum.

    As ferramentas de geração de PDF costumam permitir que você escolha a qualidade das imagens, o que em geral implica na taxa de compactação JPG que será utilizada nas imagens. Quanto maior a compactação, menor o arquivo resultante, mas pior o qualidade (nitidez e detalhes) das imagens. Ou seja, você tem que escolher entre qualidade e tamanho do arquivo.

    Se você anexa um arquivo com vários MB de tamanho, tanto o seu provedor (remetente) quando o provedor do destinatário podem ter limitações de tamanho máximo permitido, é preciso verificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *