Eclipse 3.2.2

Dia 12 de fevereiro saiu o Eclipse SDK 3.2.2, bem como as atualizações de projetos integradas no Callisto Winter Maintenance Release.

Você pode obter o Eclipse baixando o Eclipse SDK 3.2.2, ou obtendo uma das distribuições baseadas no Callisto (por IBM, BEA, Innoopract/Yoxos, nexB/EasyEclipse, Weigle Wilczek Alemanha e Rússia, Actuate China).

Enquanto isso, o NetBeans 5.5.1 entrou em Beta hoje. A atualização do IDE suportará o a distribuição “v2” do servidor código-aberto GlassFish que está a caminho. O lançamento oficial do NetBeans 5.5.1 está planejado para o final de abril.

Para saber mais (em inglês):

11 Replies to “Eclipse 3.2.2”

  1. Gostaria de saber se vc tem ou sabe de algum lugar q eu possa baixar apostila para iniciante do Eclipse? Estou precisando urgente.

    Muito obrigado,
    Fabiano

  2. Se você é iniciante em Java ou em IDEs avançados, recomendo na verdade não começar pelo Eclipse, mas sim pelo NetBeans (www.netbeans.org), que é um IDE bem mais completo e fácil para o iniciante.

  3. Como vc está em dúvida em qual IDE usar, provavelmente é iniciante na linguagem. Por isso recomendo iniciar usando o console e só depois partir para os tutoriais sobre as IDEs. De qualquer maneira passe pelo site da caelum eles tem ótimos tutoriais free que vão lhe a ajudar a programar e usar a IDE Eclipse !!!

    abraços !!!

  4. Recomendo também três artigos mais recentes meus, que tratam de novidades e características do Eclipse e também de NetBeans e Oracle JDeveloper:

    Eclipse cada vez mais amigável – EPP e Europa http://blog.mhavila.com.br/2007/06/07/eclipse-cada-vez-mais-amigavel-epp-e-europa/

    IDEs Java – download e pontos fortes http://blog.mhavila.com.br/2007/05/23/ides-java-download-e-pontos-fortes/

    Melhores IDEs Java gratuitos http://blog.mhavila.com.br/2007/05/12/melhores-ides-java-gratuitos/

  5. eu tambem preciso de uma apostila sobre o eclipse 3.2, mas nao o conheço muito bem enão consigo extrair tudo o que eleo oferece , se alguem pudesse me passar um bom link para uma apostila ia me ajudar muito !! desde já obrigado.

  6. Veja por exemplo a apostila para download gratuito (PDF) deste curso da Caelum, indicada pelo Carlos Cambra (#4), “Java e Orientação a Objetos”. Em especial, o capítulo 8 apresenta o Eclipse IDE:

    http://www.caelum.com.br/caelum/curso-11.jsp

    Para web, este outro curso, “Java para Desenvolvimento Web”, tem também apostila gratuita e o capítulo 4 apresenta o Eclipse e seus plug-ins para web:

    http://www.caelum.com.br/caelum/curso-21.jsp

    O Eclipse User Guide em português, disponível no projeto HotWork Solution em SourceForge e traduzido pela equipe da Néki Technologies, é antigo (2004), mas pode ser útil:

    http://hotwork.sourceforge.net/hotwork/manual/eclipse/eclipse-user-guide.html

    Veja também o artigo “Eclipse – Quem és tu?”, de Rogério Peres Gomes em GUJ (PDF), feito para o Eclipse 3.0:

    http://www.guj.com.br/articles/164

    Mas não perca de vista as novidades do Eclipse (versão 3.2 atual, 3.3 futura) e os links do comentário #5 acima.

  7. @Andreia Santos:
    A documentação do Eclipse é bem completa e atualizada de acordo com cada nova versão do IDE, mas está disponível somente em inglês:

    http://www.eclipse.org/documentation/

    Fora isso, há algumas referências adicionais na internet, em português, no comentário #7 acima. É o que tenho para indicar.

    É importante observar a versão de Eclipse a que uma documentação se refere, pois a cada nova versão, surgem novos recursos e facilidades e, eventualmente, as melhorias introduzidas podem mudar a melhor forma de se trabalhar com determinados recursos. Se você vai começar a trabalhar agora com Eclipse, o melhor é utilizar a versão mais recente (até a data presente, Eclipse Helios 3.6).

    Se você não tem a obrigatoriedade de utiliar o Eclipse, outra alternativa a considerar é o NetBeans, que tem sido considerado muito fácil para iniciantes, com instalador fácil e completo, documentação em português, e recursos de produtividade e facilidades no mesmo nível do Eclipse.

    http://netbeans.org/index_pt_BR.html

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *