Blog bom também é cultura

O que é um blog? É um “Web Log”, um Diário público na Internet. Um Diário pode ser apenas um local onde escrevo coisas do meu dia a dia, que talvez só tenham significância para mim mesmo, certo? Colocado assim, pode parecer uma coisa fútil. Felizmente, não é só isso. Pode ser muito mais.

Blog é uma ferramenta simples e poderosa de publicação individual de conteúdo na web, organizado por data — e, em geral, também agrupado por categorias. Cada conteúdo postado (publicado) é chamado “artigo”, nome que já traz uma idéia bem menos fútil das possibilidades. Além disso, os mecanismos de blog em geral têm o caráter interativo, de forma que os leitores podem participar escrevendo comentários sobre cada artigo. E existem muitos e bons portais de blogs gratuitos e acessíveis a todos. É assim, também, uma ferramenta muito democrática e aberta.

O blog tem então o poder de ser uma poderosa ferramenta de divulgação e discussão de idéias, opiniões, fatos, proposições. Se torna um importante veículo de comunicação, informação e cultura, de caráter pessoal, criativo e interativo. Pessoas que têm proficiência ou interesse sobre determinado assunto — qualquer assunto — podem se utilizar de um blog para compartilhar com o mundo seu conhecimento ou sua inspiração.

Pessoas que poderiam ser (ou são) colunistas de um meio de comunicação mais “tradicional”, como os muitos portais de notícias e conteúdo na Internet, às vezes se sentem mais à vontade em publicar artigos em um blog. É um espaço pessoal, só seu, sem necessariamente estar vinculado a nenhuma instituição, sem compromissos de prazos, formatos ou outras pressuposições. Com liberdade de expressão.

Na minha área de tecnologia, a cada dia venho encontrando mais e mais blogs — de brasileiros e estrangeiros — cujos artigos são fonte de informação tão grande ou maior que bons portais de conteúdo por empresas da mídia especializada. Eis alguns que descobri recentemente:

A coisa é tão interessante que vejo com entusiasmo a iniciativa recente da comunidade JavaFree em criar o portal InfoBlogs, coletando e reunindo blogs em português sobre tecnologia. Ao dar visibilidade a diversos blogs em um só lugar, o InfoBlogs visa incentivar profissionais de informática a escreverem bons conteúdos em português sobre tecnologia. O InfoBlogs segue o modelo do Digg News internacional. Parabéns ao JavaFree pela idéia!

Portais colaborativos de comunidades também têm criado espaço para blogs dos usuários, além dos fóruns e grupos de discussão. No mundo tech, cito exemplos de Java.net Weblogs (Java) e MSDN Blogs (desenvolvedores Microsoft). Outra vertente interessante é a dos blogs corporativos, adotados por empresas como veículo de comunicação institucional e/ou de seus colaboradores e clientes.

Se você até hoje achava que esse negócio de blog é coisa de desocupado que fica postando seus diários na Internet, repense seus conceitos. Permita-se passear pelos blogs da Internet, procure por aqueles relacionados a assuntos do seu interesse, e ficará impressionado com a fonte de comunicação fantástica que poderá encontrar. E que, espero, cresça cada vez mais.

E você, tem algo a dizer e ainda não tem um blog? Crie o seu.

Para saber mais e criar o seu blog gratuito, eis algumas sugestões: