10 truques obscuros do Word

Encontrei no portal de tecnologia TechRepublic o documento 10 obscure Word tricks that can expedite common chores, disponível para download como PDF, que lista 10 truques “obscuros” do Microsoft Word que podem ser muito úteis. Veja alguns a seguir:

  1. Mover linhas/parágrafos para cima ou para baixo
    Com o cursor posicionado em uma linha de uma tabela, mantenha pressionadas as teclas [Shift] + [Alt] e utilize as setas para cima e para baixo para mover a linha inteira da tabela, acima ou abaixo. Fora de tabelas, o mesmo recurso serve para mover parágrafos acima e abaixo no texto.
  2. Retornar aos últimos pontos de edição
    Utilize a combinação de teclas [Shift] + [F5] para retornar a até quatro últimos pontos de edição no texto. Isto é especialmente útil quando você está trabalhando com vários trechos de um documento grande. Funciona também quando você acaba de reabrir um documento editado recentemente: o Word posiciona inicialmente o cursor no início do texto, mas com [Shift] + [F5] você retorna ao ponto onde estava editando antes.
  3. Salvar/fechar todos os documentos abertos de uma vez
    Se você tem vários documentos abertos e quer salvar todos de uma vez, ou fechar todos de uma vez, mantenha pressionada a tecla [Shift] e então abra o menu Arquivo. As opções Salvar e Fechar terão se tornado “Salvar tudo” e “Fechar tudo”, respectivamente.
  4. Selecionar um bloco vertical
    Normalmente, a seleção do Word se estende pelo fluxo horizontal do texto. Podem existir situações, porém, onde você precisa selecionar um bloco arbitrário de texto na vertical (veja exemplo no PDF em TechRepublic). Para isso, posicione o cursor na coluna inicial desejada, mantenha pressionada a tecla [Alt] e então arraste o mouse (ou use as setas) para selecionar o bloco vertical desejado.
  5. Calculadora
    Existem comandos do Word que, por padrão, não estão nos menus e barras de ferramentas, mas podem ser adicionados. Um deles é a Ferramenta Calcular, que efetua o cálculo de uma série de números selecionados no texto. Se não houver operadores matemáticos (+ – * / etc.) entre os números, o Word assume soma. O resultado do cálculo aparece na barra de estado e também fica armazenado na área de transferência. Para deixar este recurso à mão, escolha o menu Ferramentas » Personalizar, aba “Comandos”, categoria “Todos os comandos”, localize o comando “FerramCalcular” e então arraste-o para uma barra de ferramentas ou menu.
  6. Copiar formatação pelo teclado
    A ferramenta “Pincel” do Word pode ser usada para copiar a formatação de um texto e aplicá-la a outro(s) trecho(s). As combinações de teclas de atalho para isso são: [Ctrl] + [Shift] + [C] para copiar a formatação desejada, e [Ctrl] + [Shift] + [V] para colar a formatação em um novo texto selecionado. Estes atalhos são fáceis de lembrar, pois são os mesmos de Copiar e Colar conteúdo acrescidos de [Shift].
  7. Duplicar texto/objetos com o mouse
    Selecione um trecho de texto ou um objeto/desenho no Word, mantenha pressionada a tecla [Ctrl] e arraste a seleção para criar uma cópia, ao invés de mover.

Para ver as demais dicas e ilustrações, acesse o documento em TechRepublic. Está disponível lá também um documento com 10 truques obscuros do Excel.

4 Replies to “10 truques obscuros do Word”

  1. Oi colega internauta.
    Tudo bem.
    Eu conheço um truque bem interessante.
    É bem antigo mas diverte aqueles que o fazem pela primeira vez.
    Abra o Word > Arquivo > Novo > digite:
    =rand(100,100) e tecle Enter:

    Me responda o que acontecerá em seguida:

    – Não tenha medo, é um truque inofensifo

    Chynna Express

    P.S.: Se já conhece o truque, ignore…

  2. @Chynna: Obrigado pela dica e pela participação!

    Realmente, rand() é uma obscura função “in-line” de geração de texto demonstrativo no Word. Serve para quando você, por certa razão, quer apenas preencher um documento com texto qualquer, sem ter que se dar ao trabalho de digitar manualmente um volume razoável de texto.

    Apesar da função se chamar rand(), o texto gerado não é nada aleatório. É uma frase padrão, e os parâmetros da função indicam quantos parágrafos e quantas vezes a frase será repetida em cada parágrafo, respectivamente. Assim =rand(4,3) gera quatro parágrafos com a frase padrão repetida três vezes em cada parágrafo.

    Curiosidade sobre a frase padrão: no Word em português é “A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso” e não faz muito sentido. Já o original em inglês “The quick brown fox jumps over the lazy dog” é um pangrama, isto é, uma frase que contém todas as 27 letras do alfabeto (uma ou mais vezes).
    http://en.wikipedia.org/wiki/The_quick_brown_fox_jumps_over_the_lazy_dog
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pangrama

  3. Oi Marcio,

    Eu nem esperava por uma resposta…
    Apenas digitei isto porque estava no contexto.
    Ao que me pareçe no novo programa do Office que esta em vigor atualmente, corrigiram este bug.
    Mas sabe como é, se voce testou e funcionou é porque sabe que o bug existe ou existiu.
    Um abraço!

    Conheço muitos outros truques.

    Mantenha contacto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *