NetBeans 5.5

Foi anunciada hoje a versão final do IDE (ambiente integrado de desenvolvimento) Java NetBeans 5.5. A ferramenta de desenvolvimento, projeto de software mantido pela comunidade e fortemente apoiado pela Sun, evoluiu muito com a incorporação dos componentes do Sun Java Studio, linha de produtos comerciais baseados no NetBeans, que a Sun primeiro tornou gratuitos e depois doou os fontes para o próprio projeto NetBeans.

Como conseqüência, agora o add-on NetBeans Enterprise Pack oferece ferramentas profissionais para o desenvolvimento Java EE, com suporte ao novo Java EE 5.0 — incluindo opções de download de bundle com Sun Java System Application Server PE 9 ou JBoss Application Server 4.0.4 — e amplos recursos para construção, teste e depuração de aplicações service-oriented architecture (SOA) usando XML, BPEL e Java web services. Além disso, inclui a funcionalidade de modelagem UML (ainda considerada em beta) com os diagramas UML sincronizados em tempo real e bidirecionalmente com o código Java da aplicação.

O NetBeans 5.5 ainda possui add-ons específicos: Mobility Pack voltado ao desenvolvimento para dispositivos móveis; ferramenta de NetBeans Profiler para medição de gargalos de tempo de execução, excessos de uso de memória etc.; Visual Web Pack (atualmente em beta) para desenvolvimento visual de interface web com componentes drag-and-drop; e C/C++ Pack para criação de aplicações em linguagem C ou C++ utilizando o NetBeans IDE.

O NetBeans vem se mostrando uma alternativa de peso ao já consagrado Eclipse IDE, também software livre, que está comemorando seu quinto aniversário.

A competição entre NetBeans e Eclipse parece estar se dando até no visual dos respectivos sites dos projetos: O Eclipse.org recentemente adotou logo no topo da tela principal um destaque às especialidades de uso do Eclipse, com grandes ícones em uma fila horizontal: Enterprise Development, Embedded + Device Development, Rich Client Platform e Java/C/PHP Language IDE; abaixo, vêm as notícias e destaques de conteúdo do portal.

O visual é muito parecido com o que o portal do NetBeans adotou com o advento do NetBeans 5.5 Beta, que apresentava na horizontal grandes ícones para seus principais componentes: IDE, Mobility Pack, Enterprise Pack, Profiler, C/C++ Pack e Platform. Talvez não seja mera coincidência mas sim uma reação o fato que também neste dia 30 o portal NetBeans.org está inaugurando novo design. Para quem tiver curiosidade de comparar, o layout antigo ainda pode ser visto mantido no cache do mecanismo de busca Alexa.

Para saber mais e baixar o IDE e seus Add-ons:

2 Replies to “NetBeans 5.5”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *