Copiar nomes de arquivo no Windows Explorer

Desde o Windows 95, a Microsoft oferece para download gratuito alguns utilitários extras para o Windows, desde inutilidades simpáticas até pequenos recursos que podem ser bem úteis, chamados Windows PowerToys (“brinquedos poderosos para Windows”).

No PowerToys para Windows XP, porém, ficou de fora um recurso bem interessante que havia no PowerToys para Windows 95: o “Enviar para Clipboard As Name”, que permite enviar os nomes competos de arquivos selecionados no Windows Explorer para a área de transferência, de forma prática pelo menu de contexto “Enviar para”.

Acontece que este recurso do Windows 95 PowerToys ainda funciona perfeitamente no XP. Para utilzá-lo, faça o seguinte:

  1. Baixe (faça download) o arquivo W95powertoy.exe, selecionando o botão “Download Now” na página Windows 95 Power Toys Set.
  2. Execute W95powertoy.exe obtido. Ele é um auto-descompactar que vai extrair na pasta atual os arquivos para instalação dos PowerToys do Windows 95.
  3. para instalar apenas o recurso de enviar para a área de transferência (não é recomendável instalar todos os outros sem haver garantia de compatibilidade com as versões mais recentes de Windows), selecione com o botão direito do mouse o arquivo SENDTOX.INF.
  4. No menu de contexto aberto para o arquivo, escolha “Instalar”.
  5. Aguarde os rápidos procedimentos automáticos. Ao final, é exibida uma janela com informações (em inglês) sobre o utilitário, que se chama SendToX PowerToy.

Pronto. A partir de agora, quando você selecionar um ou mais arquivos no Windows Explorer, pode clicar com o botão direito e escolher, no menu de contexto: Enviar para » Clipboard as Name. Depois, é só colar o(s) nome(s) de arquivo copiados no local desejado (exemplo: Bloco de Notas).

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *