Pesquisa de Livros do Google

Hoje foi lançada a Pesquisa de Livros do Google, edição brasileira do serviço Goolge Book Search que oferece a pesquisa em livros, com pesquisa de textos na íntegra e visualização (integral, limitado, extratos ou trechos, dependendo do livro), para que você encontre e descubra livros pesquisando por conteúdo.

Há discussão e controvérsia sobre o projeto da Google para digitalizar livros do mundo todo, visando torná-los mais acessíveis para as pessoas pesquisarem e comprarem, mas certamente representa uma possibilidade fantástica para a registro, integração e divulgação da cultura escrita mundial.

A Pesquisa de Livros (Book Search) foi idealizada em 2002 e lançada em inglês no final de 2004 como “Google Print” – Library Project (Google Imprensa – Projeto Biblioteca). Começou com a adesão de diversas editoras americanas, quatro grandes universidades (Harvard, Michigan, Oxford e Stanford) e a Biblioteca Pública de Nova Iorque, cobrindo assim um acervo estimado em mais de 15 milhões de livros ainda naquele ano de 2004.

O projeto da Google está em sintonia com outros projetos extraordinários de digitalização em progresso pelo mundo, como projeto Memória da América (pela Biblioteca do Congresso dos EUA), Projeto Gutenberg, Projeto Milhão de Livros e Biblioteca Universal (pela Universidade Carnegie Mellon), só para citar alguns.

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *